Tipo de Azeite

Na actualidade, os métodos tradicionais de processamento da azeitona deram lugar a processos modernos de extracção, utilizando variação de pressão e temperatura. Com isso, o método tradicional de prensagem a frio quase não existe e classifica-se o azeite segundo seu processo de produção.

 

Azeite Virgem Extra - O azeite não pode passar de 0,8% de acidez (em ácido oleíco) e nem apresentar defeitos. O órgão que os regulamenta e define quais defeitos são catalogados é o Conselho Oleícola Internacional

 

Azeite Virgem - Obtido por processos mecânicos. Dependendo da acidez do produto obtido, este azeite pode ser classificado como sendo do tipo extra, virgem ou comum. O azeite virgem apresenta acidez máxima de 2%

 

Azeite - Produzido pela refinação do azeite virgem, que apresenta alta acidez e incidência de defeitos a serem eliminados na refinação. Pode ser misturado com o azeite virgem (por norma, é).

 

Óleo de Bagaço de Azeitona - Óleo obtido por loteamento de óleo de bagaço de azeitona refinado e de azeite virgem, com exclusão do azeite lampante, com uma acidez livre expressa em ácido oleico superior a 1,5 g por 100 g e com as outras características conformes com as previstas para esta categoria.

 

 

Indústria

Marca Própria


© 2015 JCCoimbra Distribuição. Todos os Direitos Reservados. Ajuda | Mapa do Site | FAQ

Prémios JCCoimbra - Bienal 2009
Social Network