Qualidade

A análise à qualidade do azeite implica:
untitled-1

Análise Laboratorial

Acidez

Percentagens de ácidos gordos livres – ligam-se facilmente a outros compostos, nomeadamente o ar, originando peróxidos.

Índice de Peróxidos

É um indicador do estado de oxidação do azeite. A quebra dos peróxidos vai originar, por sua vez, um conjunto de compostos ao qual chamamos vulgarmente ranço.

Absorvências

É um indicador do estado de oxidação do azeite após quebra dos peróxidos.

∆K

Diferença de leituras de absorvências a três comprimentos de onda distintos (K270-(K266+K274). É um indicador para detecção de misturas de óleos refinados.
nose

Análise Sensorial

Análise dos parâmetros que não pode ser avaliadas através de métodos laboratoriais. É realizada por um painel de provadores. É normalmente realizada por um Painel de Provadores, preferencialmente em número ímpar.

Laboratório

As análises do azeite e óleos são elaborados no Grupo JCCoimbra, com recurso a equipamentos laboratoriais sensíveis e metodologias desenvolvidas para o efeito. Adicionando a esta componente tecnológica, temos décadas de experiência e proficiência no sector. O conjunto de procedimentos e medidas aplicadas na aferição da qualidade do azeite e óleo obedece a um controlo rigoroso, onde são escrutinados todos os componentes. As medições são constantes, e como estamos presentes em todo o processo produtivo, asseguramos as condições para elevados padrões e qualidade.

O objectivo primordial e final é fornecer informação para o tomar de decisões e assegurar a qualidade em todas as fases do processo produtivo.

Os procedimentos de análise realizam-se no nosso laboratório especializado, mas também existem medições ao longo de toda a cadeia produtiva. Esta constante monitorização assegura a manutenção das boas práticas, sempre com o maior respeito pelas tradições do sector.

[/vc_column]

Start typing and press Enter to search